15 de jul. de 2011

Crítica: Edukators - Os Edukadores (Filme)

The Edukators - Os Edukadores


"Todo coração é uma célula revolucionária."

"Edukators - Os Edukadores" (do original, "Die Fetten Jahre sind vorbei") é um filme alemão, de 2004. A trama conta a história de Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg), que são os "Edukadores", que de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule (Julia Jentsch), namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg (Burghart Klaußner) com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada, e sentimentos, segredos e ideologias são postos à prova.

Dirigido por Hans Weingartner, Edukators é um excelente filme. Como puderam notar na sinopse, ele trata de ideologia política e social, mas tudo de uma forma leve e sem clichês. Muito pelo contrário.

A ideologia dos Edukators é provocar os milionários sem realmente cometer nenhum delito: como Jan explica para Jule em determinada cena, dizendo que  os milionários que tiveram suas casas invadidas vão sentir sussuros quando estiverem no banco, em seus enormes iates, sussuros de "Você tem dinheiro demais", ou "Seus dias de fartura acabaram", provocando um medo mais psicológico do que outra coisa.

E o modo como é tratado a ideologia em si é fantástico. Jan é sem dúvida excelente em propagar sua ideologia; ele é cativante, pelo modo como fala, pelo modo como vive e como realmente sente tudo aquilo que prega. Tão cativante, que até Jule sente isso, o que dá início à um triangulo amoroso na trama, que deixa até quem assiste o filme dividido.

Outro personagem que acaba se revelando muito mais do que mostra é Hardenberg; a princípio, pensamos nos tratar de apenas mais um magnata ganancioso que sempre fora assim, desde o início do filme; mas acabamos descobrindo muitas coisas como ele, como o fato de ele já ter sido um revolucionário como os Edukadores, o que faz eles se perguntarem se o tempo também não os corromperá dessa forma.

Com uma fotografia delicada, contratando desde áreas rurais até a movimentada cidade, o filme tem um lindo cenário, e falando sobre a parte técnica, tem também uma linda trilha sonora: destaque para a canção Hallelujah, do cantor Jeff Buckley, responsável por uma das mais belas sequências do filme.

Com ótimas atuações (destaque para o desempenho fascinante de Daniel Brühl) e um roteiro instigante, Edukators é daqueles filmes que, mesmo depois que as legendas subirem, te farão pensar por um bom tempo sobre o conteúdo dele. Mais do que isso: é daqueles filmes que, magicamente, te farão repensar sobre sua própria vida e ideologia.

TRAILER:



DOWNLOAD DO FILME (RMVB):


Download no Uploading


Download no Megaupload 


Download no Enterupload


ASSISTIR FILME ONLINE:


No Megavideo

4 comentários:

  1. Ah, já tinha ouvido falar desse filme *-*
    Fiquei mais curiosa, parece ser muito bom. Gostei do seu review, explicou bem e destacou as melhores partes.
    Hallelujah @_@
    Baixando (claro -q) Obrigada pelos links amiga :D

    ResponderExcluir
  2. Esse filme está na minha lista aséculos, mas sabe com oé, aparece outro, filme e outro, fiquei com mais vontade ainda de ver.
    abrigada pelos links.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei sua parcialidade critica sobre o filme.
    Seguindo seu blog.
    http://imparcialidadesocial.blogspot.com/

    ResponderExcluir